Tudo Que Você Precisa Saber Do Marketing Digital!
Do Marketing Digital, O Que Você Precisa Saber!
Falar do Marketing Digital não é apenas fazer um discurso de como muitas empresas ou pessoas se posicionam no seu Nicho de Mercado através das redes sociais.
Vai muito além ainda de postar algum conteúdo sem relevância.
Por isso, tudo do Marketing Digital, é um grande universo de possibilidades para quem busca oferecer serviços.
E também se tornar conhecido em seu ramo de atuação.
Sem mais delongas, vamos a alguns fatos importantes que com certeza você precisa saber a respeito do Marketing Digital
1 – Planejamento de Marketing Digital
Antes de pensar em começar a fazer qualquer coisa nas mídias digitais é necessário que haja planejamento.
A primeira fase de qualquer atividade do Marketing Digital é o planejar.
Para saber identificar quais são as causas e consequências de uma crise, de uma ameaça ou mesmo de uma oportunidade.
É o planejamento a melhor maneira de se prevenir e de ir além.
Por isso, comece sempre com uma análise SWOT, a sigla em inglês significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
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Planejamento Estratégico
Trata-se de um conceito da administração que ajuda o Marketing Digital a fazer análise ambiental.
Pois o ato de pensar e fazer planos são a base da gestão e do Planejamento Estratégico de toda empresa.
O Planejamento Estratégico ajuda na definição de seus objetivos e estratégias.
Além de facilitar o alcance desses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.
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Metas
Coloque em seu planejamento suas metas a curto, médio e longo prazo e depois como esses objetivos poderão ser alcançados com o passar do tempo.
Tudo dentro da sua realidade, do seu orçamento e dos seus métodos de gestão.
Lembre-se que todo planejamento deve ser flexível e passível de mudança.
Porque Um Plano B?
Porque nem sempre tudo sai exatamente como o planejado.
E uma ou outra coisa que der errada deve ser substituída por um Plano B.
Tenha sempre uma possibilidade secundária para que não haja surpresas desagradáveis.
E caso seja necessário recorrer, por ter tomado decisões equivocadas e que poderão prejudicar todo o restante do seu planejamento.
As crises existem para serem resolvidas e para extrair informações importantes, principalmente a respeito “do que não fazer novamente”.
2 – Estratégias Do Marketing Digital
Após identificar todos os pontos fortes, fracos, as ameaças e as oportunidades é chegada a hora de colocar o seu planejamento no papel.
Mas para isso será necessário também traçar as estratégias do Marketing Digital.
No seu planejamento pense com calma como você fará para alcançar seus objetivos.
Etapas De Um Planejamento Estratégico
Segue algumas etapas de um planejamento estratégico:
Valores da empresa:
como a Visão e Missão;
Avaliação do ambiente externo:
as oportunidades e ameaças possíveis para a empresa;
Avaliação do ambiente interno:
mais precisamente as forças e fraquezas da empresa;
Definir os objetivos e metas:
O que a empresa pretende alcançar, onde e quando pretende chegar.
É muito importante saber identificar o seu público-alvo,(persona), para cada ação e cada objetivo.
Formulação e Implementação da Estratégia:
Aqui você prepara o plano para atingir as metas e objetivos que você definiu previamente.
Observação Importante:
Na formulação das estratégias, é muito importante que você verifique os recursos disponíveis para a implementação da estratégia.
E defina quais recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia escolhida.
Obtenção do feedback e controle:
Onde os responsáveis verificam os resultados do planejamento estratégico.
E se sua intenção é começar a divulgar sua empresa, loja, prestação de serviços ou qualquer atividade.
Busque pelas estratégias que realmente atinjam o seu público alvo.
Meios Para Divulgação
Quais meios posso usar para divulgação:
Facebook Anúncios:
Fazer um anuncio correto para seu público alvo é a melhor forma de atingir quem realmente está interessado no seu tipo de negócio.
É a garantia de que seu investimento trará retorno.
Instagram Anúncios:
Assim como no Facebook, os anúncios do Instagram precisam ser diretos e atingir seu público.
Mas não se esqueça de que os formatos de imagens variam de uma plataforma para outra.
Pesquise bem antes de elaborar uma arte e investir nesse conteúdo.
Google Adwords:
Ser encontrado nas primeiras páginas dos resultados das pesquisas do Google é o sonho de qualquer empresa ou prestadores de serviços.
Mas para isso é preciso criar conteúdo relevante e investir em adwords
Influenciadores digitais:
Uma das formas mais interessantes de divulgação de produtos e serviços atualmente é através dos influenciadores digitais.
Mas antes de contratar qualquer um deles tenha em mente que os seguidores daquela pessoa realmente usarão o seu produto.
Se serão atingidos positivamente com essa divulgação.
Enfim, nota-se que as opções são diversificadas, e existem muitas outras maneiras.
Marketing Digital, Grande Desafio
Por isso, usar Marketing Digital ao seu favor é um grande desafio.
Pois é preciso investir naquilo que realmente alcançará o seu público.
E para isso são necessários planejamento e estratégia bem elaboradas e que andem lado a lado nessa etapa.
3 – Execução Do Marketing Digital
Um planejamento bem elaborado e uma estratégia perfeita são os dois principais ingredientes para ter sucesso no Marketing Digital.
Ação!
Agora é o momento de colocar em prática tudo isso e executar essas ações, mas para isso é preciso:
Disposição
Tempo
Investimento
Paciência
Interatividade
Flexibilidade
Todos esses itens juntos farão com que seu Marketing Digital traga os resultados necessários.
Para a execução do planejamento tenha sempre muita flexibilidade para se adequar às necessidades do seu negócio.
Lembre-se que, durante a execução das estratégias você pode se deparar com surpresas e acontecimentos externos que podem prejudicar ou mesmo ajudar no dia a dia.
Por exemplo, se você depende das condições climáticas para vender um produto ou serviço precisa estar sempre atento a isso e elaborar estratégias dia a dia.
Afinal, são fatores externos e incontroláveis que podem afetar diretamente na execução do seu negócio.
Por isso, ter sempre aquele plano B é a melhor maneira de não atrapalhar tanto o seu planejamento do Marketing Digital.
Relacionamento Digital
Lembre-se de que redes sociais ou mídias sociais são canais ativos de relacionamento com o seu cliente.
Não basta apenas estar presente na rede social é preciso estar ativo e mostrar que ali é mais um canal para interação entre cliente e marca.
Um bom uso do Marketing Digital se faz no dia a dia, lembre-se que somos todos os dias bombardeados de informações, serviços e produtos.
Por isso, não basta apenas divulgar e querer vender alguma coisa, é preciso manter um relacionamento humanizado.
Chame seu cliente e ouça suas reclamações e tire suas dúvidas.
Não deixe que um problema se prolongue por dois ou três dias.
Não Deixe Seu Cliente Sem Resposta!
Resolver uma crise é tão fundamental quanto qualquer outra etapa do Marketing Digital.
Tenha sempre profissionais preparados para atuar nesse setor.
Se você deixar seu cliente sem reposta ele vai procurar por uma marca ou empresa que o atenda e que o responda.
E com certeza concorrente é o que não falta, independente do seu ramo de atuação.
Relacionamento No Mundo Digital
As principais atividades de um relacionamento digital no mundo digital são:
Atendimento
Tempo de espera pela resposta
Formato de resposta
Esclarecimento de dúvidas frequentes
Negociação de valores
Prestação de serviços online
Formas de pagamento facilitadas
Esses são os principais pontos que os clientes observam quando procuram manter um relacionamento via meios digitais.
Por isso, seu Marketing Digital precisa estar focado também na estratégia de relacionamento ativo.
4 – Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um dos pontos mais importantes para quem está planejando seu Marketing Digital.
Afinal é através dele, com a criação de um conteúdo relevante que entregue valor e crie uma percepção positiva da sua marca.
Que você vai engajar o seu público e fazer com ele interaja ou não, gerando mais vendas .
Tão importante quanto um planejamento e uma estratégia é saber qual tipo de conteúdo realmente é relevante para seu público.
Tipos de Conteúdo
Vamos conhecer alguns tipos de conteúdos que podem ser utilizados nas plataformas online:
Áudios
E-mail Marketing
Fotos caseiras
Imagens tratadas e elaboradas
Lives
Texto para blogs
Texto para redes sociais – curtos e objetivos
Vídeo
Percebe-se que cada um desses conteúdos possuem uma funcionalidade e devem ser postados em determinada mídia.
Conteúdo é Rei
É válido lembrar ainda que cada ação do Marketing Digital, requer uma atenção e cada conteúdo será direcionado para determinada ação.
Por isso o velho ditado de que “o conteúdo é rei” não sai de moda, mas que o engajamento precisa estar lado a lado com ele, é fato.
Assim o marketing de conteúdo é fundamental na criação de uma relação de confiança.
Que vai muito além da venda, participando de vários momentos da vida do consumidor, ajudando-o a resolver seus problemas do dia a dia.
Crie conteúdos diferentes, relevantes, inéditos e que farão com que as pessoas tenham cada vez mais vontade de interagir e compartilhar, marcar amigos e enviar para seus contatos.
Mais do mesmo não engaja e não traz resultado.
5 – Lives: Ao Vivo e Agora
Outra ação do Marketing Digital é investir em conteúdo de qualidade, principalmente no que diz respeito a Áudio e Vídeo.
As lives têm sido atualmente uma das maneiras mais importantes de atingir seu público.
Afinal é o que está acontecendo ali e agora e isso desperta o interesse das pessoas.
Marketing Digital vai além de puro e simples investimento em anúncios e estratégias.
Mas é também saber identificar quais são as necessidades do público e qual é o formato de conteúdo que eles respondem com maior positividade.
Conheça e saiba com quem você está falando, para quem sua mensagem se destina e qual é o objetivo dela.
Dessa forma sua estratégia do Marketing Digital será alcançada com maior facilidade.
Planejar, Criar e Executar
E você perceberá como vale a pena planejar, criar e executar tudo com calma e através de ferramentas que tragam o retorno que você precisa.
Seja para divulgação ou captura de novos clientes.
Lembre-se também que o seu cliente é o seu cartão de visitas.
Tudo o que ele falar sobre sua marca, empresa ou produto poderá surtir efeito positivo ou negativo.
Por isso, mantenha um bom relacionamento com seu cliente antes, durante e após fazer uma venda.
A recomendação no boca a boca continua sendo uma das melhores maneiras de demonstrar o seu trabalho para quem ainda não o conhece.
Invista em seu negócio e não fique fora das principais mídias sociais, pois é através dela que você encontrará o seu público ou seu público encontrará você.
Lembre-se do velho ditado popular “quem não é visto, não é lembrado”.
Então…
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